segunda-feira

Rapport - Criar empatia- Rapports

Rapport é o Clima de confiança, harmonia e cooperação que se estabelece nos relacionamentos interpessoais. Igualar, ajustar, acompanhar ou espelhar o comportamento (verbal e não-verbal) de uma pessoa.


Rapport, é um termo muito usado em PNL (Programação Neurolinguística)...que significa igualar-se e resume a nossa capacidade de entrar mundo de alguém...é um tema muito utilizado nas grandes empresas, pelos vendedores como uma forma de persuação para aumentar o volume de vendas....bem feito resulta mesmo. Eu mesmo já experimentei e é muito divertido, no entanto é importante que não usem como forma de manipulação, mas sim como uma forma de obter melhores resultados com a vossa comunicação.

Obvio que estas minhas explicações não tem o poder que teria a realização do curso, no entanto já transmite umas boas noções destas ferramentas, no minimo para se divirtirem sem malicia com o poder da mente e assim treinando uma comunicação de excelência.


Este tema é muito engraçado e divertido se for levado na desportiva. Vamos tornar-nos discretamente um macaquinho de imitação.

O nosso sistema neurológico está sempre desperto a tudo, mesmo que conscientemente não nos apercebamos de certas coisas…o nosso cérebro está a registar tudo. Há comportamentos que os outros tem que o nosso cérebro identifica logo como ameaças e outros comportamentos que ele aceita como uma forma de empatia e um pacto de amizade….tudo subliminar e num âmbito inconsciente….

Rapport representa essencialmente Espelhar é "copiar" fisicamente os comportamentos da outra pessoa de uma maneira subtil. O nosso sistema neurológico vai aceitar esse espelhar de:

Postura corporal
• Gestos da mão
• Expressões faciais
• Deslocamento do peso
• Respiração
• Movimento dos pés
• Movimento dos olhos


Como uma forma de identificação subliminar em que a pessoa se vai sentir aceite, compreendida mesmo que em comunicação o outro esteja a discordar de tudo o que estamos a dizer.

Ou seja, de uma forma discreta vamos copiar todas as posições, gestos, expressões faciais, respiração, movimentos do corpo….mas não é tipo macaquinho de imitação lol…senão o outro percebe, deve ser de uma forma muito subtil e discreto para apenas fazer um efeito subliminar.

Tentar espelhar apenas um aspecto do comportamento da outra pessoa enquanto estivermos a falar com ela – talvez a postura dela. Quando isso se tornar fácil, podemos incluir outro suavemente, como os gestos da mão da pessoa. Gradualmente acrescenta-se outro e outro até se estar a espelhar sem pensar sobre isso. Quanto mais se praticar, mais fácil se torna. Como retribuição, a mesma reacção positiva e confortável que se criou para a outra pessoa, será sentida por você mesmo.

O giro é que depois de nos igualarmos ao outro durante algum tempo, a outra pessoa sem saber vai ser ela o macaquinho de imitação sem ela mesmo perceber….e assim estabeleceu-se uma empatia a nível de subconsciente…e continuando o rapport podemos discordar de tudo o que a pessoa diz e a comunicação continua a ser calma e tranquila e a própria pessoa com quem discordamos vai tentar entender o nosso ponto de vista….


Agora….cabe a cada um usar estas pérolas de uma forma positiva e não apenas para controlar os outros….de uma forma negativa estas técnicas viram-se contra o feiticeiro…
Agora é só…….
PRÁTICA, PRÁTICA, PRÁTICA

Quanto mais se praticar, mais nos tornamos conscientes dos diferentes ritmos, gestos, padrões da respiração que temos e os outros têm. É fascinante entrar no "mapa do mundo" da outra pessoa espelhando o comportamento dela. Dessa maneira podemos aprender muito mais sobre ela.

Temos de ter a certeza que todo este processo é subtil no espelhamento enquanto se estabelecer rapport. Se a outra pessoa está a fazer grandes gestos, impetuosos, podemos escolher fazer igual, mas mais suave, movimentos menos óbvios. O início pode parecer desajeitado. Mas o valor de aprender a conseguir e manter o rapport vale todo o tempo e o esforço que leva para se tornar um especialista nessa área de comunicação.

E depois podemos ser surpreendidos ao descobrir que a sua "intuição" ficará mais intensa quando se tornar consciente dos comportamentos e acções que anteriormente não percebia.

Espelhar é algo que nós fazemos automaticamente quando estamos em torno das pessoas com as quais nos sentimos confortáveis. Aprender a espelhar de propósito para obter rapport capacita-nos a melhorar a nossa comunicação com os demais e a ter o apoio de todos que encontramos que nos ajudam a realizar nossos objectivos e metas.

Se ainda tem a mínima dúvida de que espelhar realmente funciona… experimentem. Escolham três pessoas com quem querem uma melhor comunicação e espelhem-nas por apenas 10 minutos. Notem a diferença que isso faz.


Love Dolphin




"Você não quer clientes... você quer fãs enlouquecidos!!!"
Anthony Robbins

Sem comentários:

Enviar um comentário