segunda-feira

Pnl - Faça-se entender, comunique com excelência nos seus relacionamentos..coaching

Sistemas Representacionais - habilidade para representar as experiências.

Maneira como codificamos mentalmente a informação em um ou em vários dos cinco sistemas sensoriais: visual, auditivo, cinestésico, olfativo e gustativo.


A comunicação é um bem precioso, quando tida como uma aliada.....Na realidade a maioria dos conflitos existentes nos relacionamentos provem de mal entendidos na comunicação.


Todos nós já vivemos situações em que fazemos tudo para agradar e para os outros nunca chega....e queixam-se ainda que não fazemos nada para lhes agradar. Pois é devido a comunicarmos numa linguagem não compatível com a "programação comunicativa" do outro. E para isso é preciso aprender a descodificar essas programações neurológicas para podermos comunicar e ser entendidos.

Muitos de nós já sabemos comunicar com excelência....outros de nós estamos em contínua aprendizagem...que é o meu caso. Aprendi há pouco tempo que existem algumas formas distintas que nos caracterizam na nossa forma de comunicar. Percebi que cada um de nós pode ser:

Mais Auditivo ou (só valorizam o que escutam)
Mais Visual ou (só valorizam o que vêem)
Mais cinestésico....(só valorizam o que sentem)

O que isto quer dizer????

Isto quer dizer que posso oferecer mil ramos de flores a uma pessoa auditiva (só valoriza o que ouve) que ela só perceberá que gosto dela quando eu disser "amo-te", "gosto de ti", ou seja as palavras são a única coisa que a faz acreditar que gostamos dela. Mesmo que a pessoa faça tudo ao contrário do que diz, a pessoa fica hipnotizada pelas palavras porque é o que ela valoriza.

A uma pessoa cinestésica, podem-lhe dizer mil vezes que a "amam" e "dar-lhe mil ramos de rosas"...no entanto se as nossas atitudes não mostram respeito por ela, se não a escutamos e se a desvalorizamos, e todo o tipo de atitudes que a fazem sentir-se desvalorizada.....nenhuma palavra ou ramos de flores farão qualquer sentido para esta pessoa....gosta de receber, claro e de ouvir...mas o quer mexe mesmo com ela são as atitudes...são estas a prova que precisa sentir para acreditar que o outro gosta dela.

Para uma pessoa visual, o que interessa é mesmo algo que ela veja....que a faz sentir-se especial, ou presentes, ou alguém que se veste especial só para ela....algo que visualmente a faça "ver" que o outros gosta dela.

O ideal seria desenvolvermos estas 3 qualidades em nós....no entanto enquanto não o fazemos aqui ficam estas dicas para ser mais fácil entendermos este mundo tão curioso e fascinante quando o entendemos.

Para sabermos quem é mais visual, cinestésico, ou auditivo basta estarmos atentos ao que a pessoa diz, faz e pensa.....as pessoas visuais quando contam historias falam nas paisagens, imagens, cores etc....uma auditiva conta o pormenor dos sons das suas vivencias...os cinestésicos contam as sensações do sol na pele, a frescura, a brisa, etc....


Aqui vai um teste para saberem a vossa predominância. está em brasileiro mas as pessoas que estão a ler este mail são todas inteligentes e sabem "estrangeiro" :P e que acima de tudo valorizam o positivo e pouco se concentram no que não interessa
.


Love Dolphin

Sem comentários:

Enviar um comentário