quinta-feira

PNL - Programação Neurolinguística, O QUE É?



Photobucket

"Somos o que repetidamente fazemos, portanto, a excelência não é um feito, mas um hábito."

Na nossa comunicação, apenas 7% representa a comunicação verbal....o que dizemos por palavras. 35% é a forma como comunicamos e apresentamos o discurso. 58% da comunicação é não verbal, expressões, posição corporal, intensidade.

A maioria das vezes não há coerência na forma como as pessoas comunicam, havendo uma enorme diferença entre o que cada pessoa pensa, diz e faz. Esta incoerência pode gerar uma comunicação pouco clara. Se cada ser desenvolver a sua habilidade de percepção clara sobre a comunicação como um todo diminui a probabilidade de mal entendidos, na forma como nos expressamos, e aumenta a capacidade de comunicação e de expressão. Gerando assim um entendimento mais claro do mundo que nos rodeia.

O que é a PNL?

Estudo da nossa forma de pensar, como é a nossa estrutura subjectiva e de como podemos encontrar novas formas de pensar para obtermos melhores resultados

Programação - Estrutura e organização de ideias com um fim de obter resultados
Neuro - Processos de percepção neurológicos através dos sentidos (visão, audição, olfacto, paladar, tacto) e da sensação. Como percebemos o mundo, compreendemos a informação e depois agimos.
Linguística - linguagem, meio usado para ordenar os pensamentos e comportamentos como uma forma de comunicação. Verbal e não verbal


A cada dia que passa observamos que se evidenciam mais os conflitos, quer nos relacionamentos em geral (todo o tipo de relacionamentos, afectivos, amorosos, profissionais, etc.), quer na própria relação que temo connosco mesmos. Em geral, cada ser/pessoa tem se mostrado completamente focada em si mesma de uma forma obsessiva mas da pior maneira, em vez de se centrar no que pode melhorar em si, foca-se simplesmente no facto de sentir que os outros não a compreendem. O mais delicado é que cada vamo-nos anulando a nós, ignorando o facto de nem sequer pararmos para nos compreender a nós mesmos, não considerando sequer a hipótese que talvez a nossa forma de comunicar o que sentimos, ou de sentir o mundo e os outros possa ser a razão fundamental para que ninguém nos escute, compreenda ou aja em consideração a nós. Assim como também, ao comunicar com os outros, estamos sempre focados no nosso próprio sentido de ver as questões e nem sequer nos damos a oportunidade de tentar entender o ponto de vista do outro de uma forma neutra, gerando assim uma batalha comunicacional criando a sensação que quem tem razão é o vencedor da batalha...e perdemo-nos assim num vazio inter-relacional, que para além de não nos preenchermos interiormente ainda nos esgotamos e perdemos tempo da nossa vida de uma forma completamente inútil. O verdadeiro sentido da ligação entre seres é o facto de a união os tornar mais fortes e nunca mais fragilizados e esgotados.


A PNL é uma fabulosa ferramenta que nos ajuda a ter uma percepção clara sobre a nossa realidade "subjectiva"/inconsciente, ajuda-nos a entender os mecanismos que usamos para representar para o exterior a nossa realidade interna e dota-nos de ferramentas fabulosas para que sejamos cada vez mais claros na forma como comunicamos essa nossa realidade interna para que seja entendida tal como é e não reinterpretada dando azo a mal-entendidos.

PNL é poderosa, aqui estão algumas das maneiras como se pode utilizar a PNL.


Informações que transformam poderosamente o pensamento, o comportamento e a linguagem.
Como uma ferramenta incrível para adquirir novas capacidades comportamentais.
Como uma forma de alterar as percepções das experiências.
Como uma forma de controle da mente inconsciente.
Como uma "ferramenta de poder" nos negócios.
Como uma fabulosa capacidade de persuasão.
Ferramentas de modelagem e de habilidade.
Como uma aprendizagem rápida.
Enquanto consciência.
Como criatividade.
Como cura....
Tão divertido!

Sem comentários:

Enviar um comentário