segunda-feira

Pnl - Movimento provável dos olhos...

Photobucket


Venho uma vez mais partilhar convosco um assunto interessante e que pode ser muito útil na vossa comunicação com as pessoas que vos rodeiam.

Este é também um assunto que aprendi no curso de PNL (programação neurolinguistica) de apenas 130h mas que valeram por uma vida.

Como todos já repararam, à medida que comunicamos os nossos olhos movimentam-se como se fossem buscar informação aos nossos arquivos internos.

Tais movimentos são frequentemente rápidos (menos de um segundo) e sucedem-se uns atrás dos outros. Assim, prestando atenção às relações que existem entre a linguagem sensorial de uma pessoa e seus movimentos oculares, podemos observar que:
- quando a pessoa se exprime em termos visuais (Imagens do passado ou imaginadas), ela tenderá a dirigir os olhos para o alto;
- quando essa pessoa fala (som) consigo mesma, ouve (sons) música ou escuta sons na cabeça, seus olhos permanecerão horizontais. Quando se acha num diálogo interior, seus olhos se voltam para baixo, à direita.
- quando ela experimenta uma emoção (5 sentidos) ou uma sensação ( 5 sentidos), seus olhos serão dirigidos para baixo, à esquerda (tudo isso do ponto de vista do observador).
Assim, sempre que alguém fala sobre algo que vivenciou no passado (Imagens ou sons) os olhos vao para o lado esquerdo. A criatividade, a imaginação, os sonhos vamos buscar a informação ao lado direito. Podem ver a seguir o esquema.
Por exemplo, se perguntamos a alguem algo que viveu no passado e olhos vão buscar informação ao lado direito ela está a imaginar...ou seja, ou está a mentir ou não se lembra bem dos acontecimentos e está a tentar imagina-los. Se saltitarem para um lado e para o outro é preciso ter alguma prática para entender a comunicação para entender o que a informação do movimento dos olhos nos transmitem....mas giro ir entendendo e treinando.




Love Dolphin

Photobucket


Photobucket

1 comentário:

  1. Muito útil, tinha esquecido diss. Aprendi num curso de PNL de uma semana que foi transformador também. Obrigado por compartilhar.

    ResponderEliminar